quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Daybreakers (2010)

Starring: Ethan Hawke, Willem Dafoe, Sam Neill, Emma Randall, Michael Dorman

era hora de lançarem um filme sobre vampiros menos infantil. Demorou mas chegou, um dos últimos filmes lançados em 2009, este partilha de um conceito extremamente lógico dentro da tradição das histórias de vampiros. A estória se passa em 2019, onde quase todos são vampiros imortais e os seres humanos são a minoria, em extincao. Existe também uma matriz (tipo fazenda) que fornece sangue de humanos (escravizados) para o mercado, sendo distribuido para lojas, bares, cafes e mercados.

Os irmãos Spiereg apresentam neste mundo, visionário conceito de historia e adaptação de, um mundo humano para um mundo vampiresco. Ed Dalton (Ethan Hawke), que trabalha para a corporação agrícola de sangue humano, é responsável pelo desenvolvimento de um novo substituto do sangue, pois o sangue humano neste momento é escasso. Uma pessoa ordinária, comum, um trabalhador qualquer, que como nos dias de hoje trabalha para viver, este possui carro, casa, geladeira, tudo para bem servir os vampiros. O diretor se divertiu mostrando todos os detalhes deste mundo - meio que nerd, às vezes.Todos trabalham de noite, é claro, os carros são equipados com janelas que bloqueam os raios ultravioleta, alarmes indicam nascer do Sol, teor de UVA ... e por aí vai, a criatividade não pára...

No início do filme, temos a prova do que pode ou não acontecer a um vampiro com falta de sangue. Um tipo de mutação ocorre, mais apropriado seria uma transmutação pois o vampiro vem de uma mutaçáo, ótima sequência, mostra uma transformacao corporal grotesca de um morcego demoníaco híbrido humano. Na casa de Dalton (Ethan Hawke,) uma incrível e intensa sequência, luta entre um vizinho (antigo jardineiro) e Ed Dalton (Ethan Hawke) com seu irmao, um garoto perturbado que pensa adorar ser vampiro.

Na sequência, é apresentado um grupo de humanos rebeldes, liderado por Gruff (Willem Dafoe) que acredita ter a cura para o vampirismo, Ed (Ethan) numa sequência maluca e lógica volta a sua forma de humano, é..., neste filme um vampiro pode sim voltar a ser humano.

"Daybreakers" se desenvolve de maneira cansativa, mais ou menos no meio do filme você se decepcionará, bem, Sam Neill é um personagem do mal, horrível, que desde o início fica bem claro, de fato. Retratando o seu papel de vilão, com personalidade pouco desenvolvida. Os Spieregs (irmãos diretores) deixa claro desde o início, este é o vilão do filme, o "cara mau". Neill (Jurassic Park) fala em uma cadência monótona e desagradável, nada justo para os criadores. Depois, ainda temos a sua trama (pouco explorada), que seria encontrar a filha que muito, ainda não transformada, desapareceu-se. Atuacao com os olhos  bem característicos, loucos, exagerados, sempre dizendo: sou perigoso, o mais perigoso. 

O filme fica ainda mais chato, cheio de longos clipes, de noticiários de jornal, plantão de noticias e tudo mais, Filme ressalta uma sociedade cruel e pouco otimista; tirando metade de meia dúzia de cenas de ação, acredito não ter visto nada muito empolgante; depois de ter visto o filme senti que este poderia ter sido melhor, pois tem otima fotografia e visual, oque realmente faltou foi empregar mais características em alguns personagens.

Só mesmo com muito marketing para encher as bilheterias, que o publico não empregará o boca-boca neste marketing; um filme que poderia ser bom é demasiado fraco, mas certamente para os adolescentes de até 14 anos e fans de vampiros, poderá ser um ótimo entretenimento. Estreou 8 de Janeiro nos EUA, sem previsão definitiva para data de lançamento no Brasil.

3 comentários:

  1. Adoro Vampiros, e nos filmes do gênero terror são meus preferidos, mais é paixão mesmo, desde criança!

    Adorei o post!E o Blog!!:D

    Obrigada pelo elogio e acho que não mereço tanto!

    Gosto de cinema e mais ainda do impacto que ele causa na minha vida. Meus pais e irmãos também são todos cinéfilos!
    Então cinema para mim é minha vida enrolada nos filmes que assisto. Não tenho conhecimento profundo, posto mais com a emoção. Acho que você deve ter percebido isto nos meus post!
    Se você quiser participar de alguma forma de meu blog será bem vindo! Adorarei!!:D

    Mais acho teu blog muito legal e informativo!:D

    Grata pelos elogios !! Te seguirei!!

    Bela noite!!

    Beijos

    Elaine

    P.S.: Um Site Só para cinéfilos
    www.filmow.com muito legal!!:D

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido falar desse filme, mas parece interessante. Obrigada pela dica e vamos torcer para que seja lançado no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Para quem gosta de vampiros este eh um prato cheio... espero que gostem. Obrigado pelos coments

    ResponderExcluir