sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

The Road - 2009


the-road-viggo-mortensen.jpg picture by fred2002

O livro escrito pelo americano Cormac McCarthy é um conto de ficção pós apocalíptica generosamente premiado. Ganhou o prémio Pulitzer (2006), James Tais Black Memorial Prize de 2006. Também foi escolhido para seleção do Oprah's Book Club. Trava sua estória alguns anos após um apocalipse, que mata toda vida animal e vegetal na Terra. O pai passa a lutar contra tudo para defender seu filho, ora de gangues saqueadoras, abusadores e até canibais (os Rednecks), que neste caótico planeta cinza e sem vida, não há vegetação nem medicamentos. O autor é o mesmo de "Onde os Fracos não tem Vez".

The Road, porém, é extremamente ausente de humor, nem mesmo aquele pouco humor negríssimo encontrado em No Country for Old Men.

Entre todos os filmes que optam pelo estilo dark, este é sem duvida o mais convincente e atraente. Nunca, na história, houve um filme que retratasse o pós apocalíptico com tamanha realidade como este. Podemos sentir o peso do ar cinza e gelado, assim como o desespero dos sobreviventes em busca de alimento e segurança. É mostrando o caos, a frieza, a tristeza, e a falta de esperança intransigente, que o filme gloriosamente nos propõea esta quase inimaginável experiência.

No entanto devo lhes avisar, o filme não é divertido, não dá vontade de comer pipoca, mas também não dá vontade de ir ao banheiro. Majestoso.

O ator mirim (Kodi Smit-McPhee) faz um trabalho razoável. Evitando cenas de maior dificuldade, o garoto não implicou o filme negativamente.Viggo Mortensen eh um pai herói (atua brilhantemente), meses com seu filho vagando pela cidade em direção ao Sul, na esperança de encontrar um mar ainda azul ou um clima mais ameno. Decepção atrás de decepção, a estória segue seu rumo sem nenhuma esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário