sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Precious- 2009


No seu primeiro filme Matadores de Aluguel (Shadowboxer, 2005), o diretor Lee Daniels é massacrado pela crítica e ignorado pelo público, com um miserável lucro de menos de 1 milhão de dólares worldwide. No segundo filme, Precious (filme de sabor amargo aos cinéfilos), ele tenta reproduzir algo que, quando lendo (o livro-Push by Sapphire), você é rapidamente projetado para o espaço em que se passa a estória, e é totalmente cabível, diferente do filme.
O diretor agora volta com Oprah produzindo, ela foi realmente produzir o filme após assisti-lo. Deu pra ver que ela apreciou. Super fácil entender: ela aquilo todos os dias no seu programa, estórias realmente cruéis e dramáticas... Se você gosta de assistir ao programa dela certamente irá gostar do filme. Este filme supera todas as tentativas que você viu e imaginou de mostrar escrachadamente crueldade com criança, mas é apenas uma tentativa, realmente uma pena (por causa do livro).
A menina apanha da mãe, é estuprada pelo pai, de quem espera o segundo filho. O que mais pode acontecer de terror gratuito? Ser agredida pela mãe na cabeça, depois ficar inconsciente estirada ao chão, e para finalizar: ainda desmaiada, seu pai chega com apetite sexual demoníaco, sobe na pobre menina e a estupra ..... de alguma forma um exagero do diretor, ele desrespeita os limites da ficção cinematográfica, (que são bem diferentes dos limites da literária), o que torna transformar um livro em uma película algo realmente desafiadora.
As atrizes são ótimas, não falham em momento algum, nem mesmo Mariah Carey, e o diretor não teve problemas com atuação, mas sim com a ficção forçada.

3 comentários:

  1. Oi, obrigado pelos comentários em meu texto no Roteiro 77. Estou ensaiando nesse tempo um texto sobre Fahrenheit 451 de Truffaut e Teorema de Pasoline que brevemente estarão postados. Tenho assumido uma postura mais clássica nas escolhas dos filmes, mas sem dúvida que obras mais modernas como os do seu blog aparecerão por lá também. Vou aguardar o seu texto sobre os longas do Trois Coleurs. Abraço,
    Jack

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que estou para ler o livro e depoi ver esse filme que parece ser o mais interessante da corrida oscarizada deste ano.

    ResponderExcluir
  3. Ola, parabens pelas escolhas apresentadas no seu site, realmente classicos brilhantes (preciso ver muitos deles). Ah, quanto a Precious, eh realmente melhor ler o livro (PUSH), nao tenha pressa para ver o filme, eh bom para quem gosta de drama pesado, porem as atuacoes sao perfeitas. Lendo o livro, tudo eh acreditavel e sensivel. No filme nao.
    Vou assistir ao classico, e espero que leia meu texto posteriormente.
    Frederico

    ResponderExcluir